Montesinho 101

Montesinho 101 
Modalidades:
      - Maratona 101 Km
         - Passei Btt 48km (andamento controlado)
         - Passeio Pedestre 17Km

Preços:
      - Almoço -  10 Euros
         - Montesinho 101, participantes com seguro - 8 Euros
         - Montesinho 101, participantes sem seguro - 13 Euros
         - Passeio BTT, participantes com seguro - 5 Euros
         - Passeio BTT, participantes sem seguro - 10 Euros
         - Passeio Pedestre - 5 Euros






Apresentação da prova:

A paisagem ao longo dos percursos é simplesmente deslumbrante.
Saímos de Bragança em direcção à Serra da Nogueira, passando pelas aldeias de Nogueira e Rebordãos. À saída de Rebordãos começa a asecensão em direcção ao Santuário da Nossa Sr.ª da Serra. O percurso serpenteia as encostas da Serra da Nogueira, nestas encostas encontra-se a maior mata de carvalho-negral da Europa. Nesta altura do ano o verde predominará.
No alto da Serra da Nogueira, encontra-se o Santuário da Nossa Sr.ª da Serra, a uma altitude de 1300 m. A paisagem que se observa deste local é magnifica e, dependendo das condições atmosféricas, a vista pode alcançar locais muito longínquos.
Do alto da Serra da Nogueira descemos por entre pinheiros, carvalhos e faias. O percurso irá em direcção às aldeias de Oleiros e Terroso, atravessando soutos de castanheiros que nesta época do ano se encontram floridos.
Depois de Terroso os participantes dirigem-se em direcção à aldeia de Parâmio, atravessando o rio Baceiro (faz parte da bacia hidrográfica do rio Tua). Do Parâmio dirigem-se em direcção ao alto da Serra de Montesinho bordejando a fronteira com Espanha e atravessando de novo o rio Baceiro. Durante a ascensão em direcção ao alto da Serra de Montesinho atravessar-se-á o rio Sabor (a sua nascente ocorre na Serra de Montesinho mas em Espanha a poucos km da fronteira).
Do alto da Serra de Montesinho pode ver-se ao longe a Serra da Nogueira (as duas antenas parabólicas são o seu cartão de identidade). Passando a albufeira da Ribeira das Andorinhas, inicia-se a descida até à aldeia de Montesinho. Saindo da aldeia de Montesinho, continua-se a descer atá à aldeia de França, passando pelo Viveiro das Trutas.
Saindo de França dirigimo-nos em direcção à aldeia de Rabal. Á saída de Rabal inicia-se uma subida que passará junto à aldeia de Carragosa e se dirige à aldeia de Vila Nova. De Vila Nova dirigimo-nos em direcção ao São Jorge e em direcção a Bragança que já está próxima (2 km). Após a chegada tome um duche, junto ao local de chegada.
O almoço espera-se reconfortante e generoso. Um churrasco de vitela mirandesa será um repasto que não esquecerá.
Esperamos por ti, atreve-te.








Sem comentários:

Enviar um comentário